segunda-feira, 9 de março de 2009

Queridinho nas décadas de 80 e 90, os “sneakers” estão de volta


A marca americana Keds lança modelos mais coloridos e descolados estão mostrando um visual mais jovem e moderno. O primeiro a chegar é o clássico Champion, em oito cores e em quatro variações com aplicações mais sofisticadas. A forma básica é bem anos 1980, o que deve combinar com as referências da moda da época que estão chegando fortíssimas para a próxima estação.

Outros modelos também estão chegando ao mercado brasileiro, pois a empresa anunciou que volta a investir por aqui cinco anos depois de encerrar sua produção. A grande novidade é que você pode projetar seu próprio personalizado Keds, escolhendo cores e adicionando gráficos, fotos e textos para ter um modelo exclusivo. Todas essas novidades vieram para recolocar a marca no mercado, e atingir um público mais restrito.

Os tênis que chegam este mês às prateleiras serão vendidos primeiramente na rede de lojas Kipling e também na Tennis One e World Tennis Classic. Os preços variam entre R$100 e R$200.

Curiosidade

A Keds foi fundada em 1916 nos Estados Unidos e foi a primeira a produzir calçados com sola de borracha em grande escala, a partir de 1918. A peça publicitária no lançamento do produto usava a palavra "sneak" (andar furtivamente, passar às escondidas), fazendo referência ao fato de o produto de borracha ser silencioso. Daí o uso até hoje pelos americanos da palavra sneaker para este tipo de calçado. Outro impulso foi quando a Keds apareceu no filme Dirty Dancing (1987), em que a atriz principal, Jennifer Grey dançava usando um par, gerando uma febre mundial de consumo. O pico foi em 1993, quando, só nos Estados Unidos, as vendas alcançaram os US$ 300 milhões. Hoje a Keds se reformulou, adotando um conceito que almeja como público as mulheres na faixa dos 20 anos, antenadas com a moda. Haverá outro grande boom?

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